Recife vai sediar TEDx em dezembro
Ideias inspiradoras merecem ser compartilhadas e com esse objetivo nasceu o TED, onde palestrantes podem compartilhar experiências e propostas visando impactar a comunidade internacional de forma rápida, atraente e com qualidade.
O negócio deu tão certo que nasceu o TEDx, braço do TED original que se espalhou rapidamente pelo mundo e chegou ao Brasil, alcançando finalmente o Recife. Em dezembro 15 pensadores compartilharão conhecimento em até 18 minutos de apresentação. É algo tão rápido, mas ao mesmo tempo tão impactante que recebeu o apelido de fast-food do saber pela revista Época que publicou matéria a respeito do Technology, Entertainment and Design Conference– ou simplesmente TED.
Com o tema “Ideias que fazem a diferença”, espera-se mostrar o que o Recife tem de melhor para o mundo inteiro. “Está na hora de começar a exportar ideias”, disse Alfredo Júnior, o representante local do evento, sendo ele o responsável por ter conseguido a licença para a realização do TEDxRecifeAntigo. No site oficial, é dito que o Recife tem muitas coisas bacanas para divulgar e agora terá vez e voz para tal, num evento que tem grande visibilidade. Existem 100 vagas para participação presencial, porém mais de mil inscritos já lutam para conseguir um lugar no grande dia.
Quem não for selecionado, poderá acompanhar a transmissão que será feita em tempo real diretamente da Torre Malakoff e haverão diversos pontos espalhados por Pernambuco onde as pessoas poderão conferir tudo, permitindo o acesso mesmo a quem não tem conexão com a internet. O objetivo é realmente espalhar ideias geniais e impacto positivo ao máximo de pessoas possível e para tal o TED não tem fins lucrativos e o TEDx é um evento gratuito que busca apoio de patrocinadores para ser realizado em cada lugar onde é confirmado. O TED é tão poderoso por não ser ganancioso, não buscar dinheiro ou fama. Quem aceita ser palestrante não recebe cachê: ele está ali pura e simplesmente para fazer a diferença.
Como diz esta matéria da Forbes, quem faz as coisas por paixão, faz melhor. A diferença entre TED e TEDx está em que o primeiro tem um foco global enquanto o segundo dá mais ênfase a comunidade que sedia sua realização. O X extra no nome oficialmente significa o fato dele ser um evento organizado de forma independente, mas devido a velocidade com a qual se propaga, ganhou sentido de multiplicação mesmo. Todo TED(x) é realizado com muita disciplina e alguns palestrantes recebem treinamento para serem capazes de demonstrar o que tem a passar no curto tempo que é dado.
Você pode tentar ser um dos cem que poderá estar em carne e osso no TEDxRecifeAntigo através deste formulário. Se conhecer alguma personalidade do Recife que acredite dar um ótimo plus ao evento, use este formulário de indicação. E se você souber programar aplicativos para plataformas móveis, clique aqui e participe até 22 de julho do desafio que visa projetar o app oficial do TEDx, podendo ganhar ares internacionais e ser usado em todos os eventos ao redor do mundo. Esse evento depende da sua participação. Divulgue, indique, colabore do jeito que puder! Bom, logo abaixo tem uns links úteis para você ler e ficar por dentro deste acontecimento. Para saber das ultimas novidades sobre o TEDx Recife Antigo, curta a página no Facebook e comece a seguir o perfil no Twitter.
Links interessantes
- Here's Why TED and TEDx are So Incredibly Appealing – Forbes;
- TED – O fast-food do saber – ÉPOCA;
- TED – Ideias que valem a pena compartilhar (site oficial com vídeos; em inglês);
- Primeiro TEDx no Recife vai discutir os desafios para o futuro da cidade – NE10;
- Site do TEDxRecifeAntigo.