Fraudes forçam ReBoleto a sair do ar
Lembram do ReBoleto? Pois é, ele terá que sair do ar dentro dos próximos cinco dias devido aos usuários que acabaram usando a ferramenta de forma ilícita, alterando os valores dos boletos e gerando problemas para todos.
Infelizmente, Manoel Netto, o desenvolvedor do ReBoleto, foi obrigado a remover o site do ar por notificação extrajudicial. De acordo com a ABBC, alguns bancos reclamaram que estavam sendo alvos de fraudes pois algumas pessoas de má fé estavam editando não somente a data de vencimento dos boletos como também o valor a ser pago. Assim, a dívida constava como quitada, mas obviamente os valores de entrada de caixa não batiam quando foram investigados. Ao rastrear os boletos, acabaram chegando ao ReBoleto e o estrago foi feito.
Pessoas que usavam o serviço para fins legítimos acabaram perdendo um grande aliado e quem fazia fraude também saiu perdendo por ser achar esperto. Por motivos de viagem, o Manoel ainda não removeu o site do ar, mas entrou num acordo com a ABBC para fazer isso nos próximos cinco dias. Porém, este pode não ser o fim definitivo, já que o pessoal da associação dizem estar disponíveis para conversas visando chegar num acordo para com sorte devolver o serviço ao ar no futuro de alguma forma. Por agora, para evitar novos prejuízos aos pobres bancos, o serviço está sendo forçado a ser desligado. Uma pena.
Por causa de alguns que não sabem brincar, todos perderam acesso ao playground. Porém, como apontado pelo Tecnoblog, o sistema de boletos brasileiro deveria possuir algum algoritmo para evitar fraudes assim. Agora é esperar para ver se o serviço volta ao ar ou algum outro desenvolvedor tentará tapar a lacuna deixada pelo ReBoleto.