Porto Digital do Recife agora conta com link de 10Gbps da Vivo
A Vivo fez um grande investimento em prol da conectividade da capital pernambucana com outras capitais e o resto do mundo através de um backbone que conecta Recife com Fortaleza, Salvador e outros países via cabos submarinos.
Tudo começou quando Recife se tornou a primeira cidade depois de São Paulo a receber a Campus Party em julho do ano passado. Para oferecer os 5Gbps que conectaram os campuseiros ao mundo, era necessário uma infraestrutura própria que ainda não existia.
Por isso foram trazidos cabos submarinos desde Salvador e Fortaleza para poder ligar Recife ao Brasil e o mundo pela rede da Telefônica. Agora que faz quase um ano que a primeira Campus aconteceu, a infraestrutura montada começa a ser usada para algo mais além de um evento sazonal. A rede montada para fornecer os 5Gbps do primeiro evento vai agora alimentar o maior e melhor parque tecnológico do país: o Porto Digital e suas 230 empresas que ganharam nesta segunda (29) acesso a um link de 10Gbps fornecido pela Vivo através dos dutos que passam pelo subterrâneo da ilha onde o Bairro do Recife fica. Neles, a operadora instalou 10Km de fibra ótica num investimento total de 10 milhões de reais.
Com isso, as empresas do Porto Digital poderão usufruir de internet em velocidades que vão de 20Mbps até 200Mbps simétricos (download e upload tem a mesma velocidade) e quem precisar de mais poderá contratar até 1Gbps. Agora os problemas com lentidões, gargalos e altos custos que assombravam o parque desde sua fundação chegaram ao fim. Depois de trazer a Campus Party ao Recife, a Vivo viu todo potencial que a capital pernambucana tem e começou a investir nisso. Fora do estado de São Paulo, Recife é a única cidade do país com serviço de fibra ótica corporativa da Vivo.
Para o futuro, espera-se que o link ganhe um upgrade para 30Gbps e que os bairros vizinhos também recebam o serviço que tem garantia de instalação em dois dias úteis e preço em média 25% mais barato que qualquer outro fornecedor. Quem sabe, com esses investimentos, algum dia Recife possa ser também a primeira capital depois de São Paulo a ter o Vivo Fibra residencial. Não estou dizendo que isso vá acontecer num futuro próximo ou remoto – afirmar isso no momento seria uma mentira – mas os primeiros passos estão sendo dados com a instalação, ampliação e uso da infraestrutura.