PagSeguro agora permite realizar vendas com cartão de crédito através de tablets e smartphones
O UOL inaugurou um novo recurso no seu popular serviço intermediador de pagamentos PagSeguro que permite aos seus usuários oferecerem pagamentos por cartão de crédito usando um smartphone ou tablet com um aplicativo e leitor que é encaixado na entrada de fone de ouvido.
Tudo o que você precisa é ter um tablet ou smartphone e uma conta Vendedor no PagSeguro. Se quiser facilitar a sua vida e a do seu cliente, é possível adquirir um leitor de cartões que pode ser encaixado no conector de fone de ouvido e funciona num número limitado de aparelhos. Ainda que você não adquira o leitor (que custa R$ 118), é possível usar o aplicativo disponível para iOS ou Android e digitar manualmente os dados do cartão.
Não há mensalidade nem taxa de adesão e o UOL só desconta as taxas de sempre a cada venda como nas transações realizadas por lojas virtuais através do navegador. O público alvo do serviço são pessoas autônomas como taxistas e pequenos varejistas que agora poderão oferecer pagamentos por cartão através das maiores bandeiras, podendo dar a opção de parcelamento em até 12x ao cliente. Funciona da seguinte maneira:
- Você informa o valor da venda e, caso necessário, define o número de parcelas;
- Passe o cartão do cliente no leitor ou digite os dados manualmente;
- Confirme a venda e pronto. Aparecerá o comprovante que poderá ser enviado por email.
O aplicativo está disponível para iOS desde a versão 4.3 e para os dispositivos desde o iPhone 3 até o iPhone 5 além do iPad 2 e iPad 3. Usuários de Android podem usar o app desde que o sistema seja igual ou superior a versão 2.2. Dá para usar o serviço em qualquer lugar que tenha sinal celular 2G/3G/4G disponível, permitindo uma maior mobilidade. O importante é ter acesso a internet, por onde as informações são transmitidas de forma criptografada.
Entre os outros recursos do serviço estão relatórios diários sobre as vendas realizadas e a capacidade de receber de uma só vez o valor total das compras, ainda que elas tenham sido parceladas. Para mais informações sobre o serviço, visite o site oficial onde será possível adquirir o leitor e criar sua conta para começar a vender pelo seu dispositivo móvel.
Este meio de oferecer pagamentos não é inédito nem algo completamente novo no Brasil e muito menos lá fora. No exterior existe o Square e aqui no Brasil as empresas GoPay e 2Pay já ofereciam serviços similares. A diferença é que agora está sendo oferecido por um player gigante e popular, o que deve fazer com que um maior número de pessoas sejam alcançadas mais rapidamente e ofereçam esse recurso que é realmente bastante cômodo.