Mozilla encerra desenvolvimento do Firefox x64 para Windows
O Gerente de Engenharia da Mozilla anunciou sobre a decisão de acabar de uma vez por todas com o desenvolvimento da versão x64 do Firefox para Windows sem fazer barulho. O Mac OS e distros Linux já possuem esta versão, que continuará viva.
Os principais motivos para a chegar a tanto envolvem a incompatibilidade de alguns complementos causada por adaptações que não foram implementadas, baixa prioridade no tratamento de relatórios de fechamentos forçados, entre outros. Como sempre, muitos foram a favor e tantos outros foram contra a decisão.
No post, Benjamim Smedberg agradece a todos que participaram dos testes até agora, mas que não voltaria atrás. A partir de agora, as compilações que aconteciam a cada hora e o sabor x64 da versão Nightly não serão mais produzidos. Mesmo com metade da base de usuários que realizam testes usando a versão x64, não foi o suficiente para mantê-la viva.
Quem não aceita usar um navegador x86 num sistema operacional x64 pode optar por mudar de SO para usar o Firefox x64 disponível oficialmente para Mac OS X e Linux ou passar a usar o Opera x64 no Windows mesmo. O Safari e o Chrome infelizmente não disponibilizam o sabor 64 bits por enquanto.
Alguns desenvolvedores pegaram o código fonte original do Firefox e simplesmente o compilam em versão x64 ou ainda adicionam algumas modificações. Exemplos são o Waterfox, PCXFirefox e Palemoon. Porém, com essa noticia, não se sabe qual será o futuro dessas versões alternativas.
via TNW