Google Reader será descontinuado
O Google acaba de informar que o seu agregador de feeds será descontinuado a partir de primeiro de julho e com isso deixará órfãos muitos usuários que tiravam proveito da ferramenta para acompanhar, sincronizar e compartilhar postagens dos blogs favoritos.
Com a ultima atualização que moveu o sistema de compartilhamento para o Google+, o Reader perdeu muitos usuários e essa foi a desculpa usada pelo Google para explicar o motivo para encerrar um produto tão popular.
A lógica é estranha, já que em vez de devolver o sistema nativo de compartilhamento, eles preferiram bater o pé e matar o produto de uma vez. A velha história de estar concentrando energia e foco em um número menor de serviços acaba de fazer mais uma vítima. Com a morte do Reader, e sendo ele um dos principais agregadores, o protocolo RSS pode sofrer uma queda ainda maior de popularidade após uma pequena diminuição no uso devido ao estouro redes sociais.
Quem não mover seus feeds para outras ferramentas antes do dia primeiro de julho verá toda a sua coleção de sites preferidos perdida para todo o sempre. Para fazer o backup das suas inscrições, basta acessar o Google Takeout e baixar o arquivo que pode ser importado em agregadores offline e online. Em breve um artigo com diversas opções alternativas para você.