Firefox 4 Beta 4 terá aceleração por GPU
Muito se fala no ganho de velocidade trazido pelo uso da placa de vídeo para renderizar páginas da internet através do Direct2D para usuários Windows. Pois bem, vamos por isso a prova com a chegada do novo Firefox 4 Beta 4 que deve ser lançado na próxima segunda cheio de novidades que não se limitam as ultimas linhas.
O navegador passará a usar o Direct2D presente no Windows para desenhar as páginas que o usuário acessa, mas por ser Beta este recurso ainda não estará ativo por padrão devido a não ser compatível com todo mundo – ainda. Se você quiser, ainda assim, teimar e se arriscar a usar, basta digitar about:config na barra de endereços e seguir os passos a seguir.
- Ative o Direct2D definindo mozilla.widget.render-mode para 6 e gfx.font_rendering.directwrite.enabled para true;
- Para desligar o recurso, defina mozilla.widget.render-mode para 0;
- Para verificar se a ativação teve sucesso, digite about:support na barra de endereços.
Outro recurso interessante da nova versão é a capacidade de unir várias abas, formando um grupo. A nova função chama-se Tabs Sets e além de unir, permite mover o conjunto de guias relacionadas ao mesmo tempo. E para aqueles que abrem zilhões de páginas e se esquecem se uma em especial já está aberta, vai adorar o recurso de nome Switch to Tab que, enquanto você digita o endereço, o navegador vai alternando de aba tentando localizar uma já aberta com a mesma URL, evitando assim que você abra uma guia repetida.
Esta quarta versão do Firefox quando estiver pronta vai trazer realmente muitos recursos inéditos, ainda que os demais navegadores decidam copiar as ideias lançadas durante o beta antes da versão final sair. A novidade pelo visto terá foco na usabilidade, melhorando a produtividade e a velocidade com que o internauta faz coisas na grande rede.
Segunda deve sair o Firefox 4 Beta 4, então fique de olho no nosso blog!
- Assine nosso feed RSS;
- Siga-nos no Twitter;
- Seja fã no Facebook;
Com informações de Tecnoblog.