Faça o Windows ler e gravar em partições EXT3 e EXT2
Agora que o @mathiaskroy vai me presentear com um disco rígido formatado em EXT3, fiquei me perguntando sobre como fazer o senhor Windows ler e gravar arquivos numa partição típica do seu concorrente, o Linux. Descobri como e agora compartilho com vocês!
Basta instalar o ext2fsd que permite ler, gravar, formatar e editar partições Linux como se fosse uma unidade de disco ou uma pasta. Assim, tanto o Windows Explorer quanto qualquer programa instalado em sua máquina pode ter acesso as partições Linux, permitindo salvar, criar ou modificar qualquer arquivo.
Isso é simplesmente perfeito para quem, como eu, tem um HD formatado em EXT3 ou EXT2 e quer ter acesso total aos arquivos mesmo quando estiver fora da sua distro Linux. Se ele for demais para as suas necessidades, temos ainda o explore2fs que apenas permite ler partições Linux através de um explorador especial. Perfeito para recuperações rápidas.
Já o ext2ifs caracteriza-se por ser um sistema de arquivos para Windows que transforma partições Linux em unidades (C:, D:, etc), permitindo abrir arquivos dentro delas em qualquer programa e via Windows Explorer. Infelizmente, ele apenas lê o que tem nas partições. A solução definitiva realmente é o ext2fsd que inclui tudo o que você precisa.
Então se te disseram que seria impossível ler partições EXT no Windows, pode voltar a falar com quem te falou isso e comentar que isso não era verdade e que achou a solução graças ao seu AmigoGeek! Espero que gostem da dica
(via)