Execute versões diferentes do Firefox ao mesmo tempo
A algum tempo a Mozilla lançou seu novo Firefox 4 em estágio Beta e várias pessoas ao redor do mundo baixaram a novidade para testar. Porém, não é possível usar a versão estável e a beta ao mesmo tempo devido ao uso de um mesmo perfil. Hoje você vai aprender a superar essa limitação em alguns passos.
Acho que já matei a charada agora pouco, porém mesmo assim vamos ao tutorial para conseguir usar o Firefox 3.6.8 e o Firefox 4 Beta 2 simultaneamente. Mas espere: qual o real motivo disso? Não existem outros navegadores no mercado como Google Chrome e Internet Explorer? Porque diabos necessitar justamente de uma versão beta ao lado de uma estável?
Para alguns pode não fazer diferença, mas há aqueles que necessitam desse recurso para… testar um site, por exemplo. Ver se ele está compatível e funcional para pessoas que queiram usar uma versão um pouco mais crua do navegador da raposa. Para estes e outros casos, este tutorial é para você.
Bom, como dito antes, ambas as versões uma vez instaladas passam a usar um mesmo perfil. O segredo é justamente dar a cada uma sua própria “personalidade” para que as coisas de um não sejam usadas pelo outro. Assim você terá duas versões perfeitamente funcionais, cada qual com suas extensões e configurações isoladas.
Para facilitar, tenha atalhos em sua área de trabalho apontando para cada uma das versões instaladas e em seguida pressione WinKey + R ou vá no menu Iniciar e clique em Executar. Na janela que aparece, digite:
firefox.exe -p –no-remote
Se não funcionar, tente o caminho abaixo:
C:\Arquivos de Programas\Mozilla Firefox\firefox.exe -p -no-remote
Mude o caminho, se necessário, para se adaptar a seu sistema. Então, assim que você pressionar Enter ou clicar em OK, uma nova janela aparecerá e nela existirá um perfil chamado default. Este deve ser pertencer ao Firefox 3.6 e portanto você deve renomea-lo para Firefox3 só para organizar as coisas.
Como o objetivo é dar a cada versão o seu perfil, devemos criar um novo e dar a ele o nome de Firefox4. A imagem acima ilustra como deve ficar sua janela quando tudo estiver pronto. Clique em Sair e corra para sua área de trabalho. Abra os dois atalhos que pedi para você criar mais acima e coloque-os lado a lado.
No final do campo Destino de cada atalho, adicione:
-p PERFIL -no-remote
Logo, no atalho do Firefox 3.6 você colocaria:
-p Firefox3 -no-remote
E no final do atalho do Firefox 4, você adicionaria:
-p Firefox4 -no-remote
Assim como o nome dos perfis criados/renomeados linhas atrás. Veja como deve ficar:
Como você acabou de criar um perfil novinho em folha – e portanto vazio – para o Firefox 4, não terá todas as configurações e complementos existentes no Firefox 3.6. Para corrigir isso, vá até a seguinte pasta:
%appdata%\Roaming\Mozilla\Firefox\Profiles
E copie todo conteúdo da pasta do perfil do Firefox 3.6 para a pasta do perfil do Firefox 4. Substitua tudo que existir nela. Feito isso, você será capaz de rodar ambas as versões lado a lado e cada uma com seu perfil separado. Lembrando que para este tutorial foram usadas as versões Firefox 3.6.8 e Firefox 4 Beta 2. Nada impede que ele funcione entre outras versões do navegador, mas nada é garantido.
Com informações de TechSpot