Usar Skype na Etiópia agora é crime
Já pensou ver o sol nascer quadrado durante quase duas décadas por fazer uma simples ligação pelo Skype? Não somente ele, mas se você usasse o Google Voice ou qualquer outro sistema VoIP, acabaria atrás das grades também.
O governo etíope aprovou lei que proíbe o uso de serviços VoIP, assim como também videoconferência, mídias sociais, email e qualquer outro tipo de sistema que permita comunicação. Você só tem controle sobre seus pensamentos e sobre a vontade de sair gritando por aí.
Esta lei foi aprovada para que os cidadãos não tivessem meios de se comunicar de forma que o governo não ficasse sabendo do que se tratava. Como muitos devem saber, as informações que trafegam pelos serviços como Skype são criptografadas e a Etiópia não estava feliz com isso. Daí na surdina aprovaram a novidade.
Como as redes de telecomunicações do país são operadas pela estatal Ethio Teleco, fica fácil por a lei em prática. Se você acha que era somente isso, enganou-se. No pacote está incluso também o direito do governo verificar qualquer equipamento de comunicação por voz que chegue por correspondência, assim como banir qualquer pacote não autorizado.
Quem for pego usando serviços de telefonia ilegais pode ficar até 15 anos na cadeia e quem telefonar via internet pode pegar até 8 anos e ainda pagar multa. Quem pensar em fugir para redes como a do Tor Project, será barrado pelas recentes investidas da telecom estatal. A desculpa esfarrapada do governo para ter aprovado essa lei é que eles estavam visando proteger-se contra ameaças a segurança.
Mas o que todo mundo sabe é que o objetivo foi limitar a liberdade de expressão e o fluxo de informações entre os 85 milhões de etíopes e o mundo. Espero que essa moda não pegue!
via TechCrunch