Como limpar telas LCD e touchscreen
Sensíveis e poderosas, essas telas nos economizaram espaço na mesa e permitiram interação direta entre o usuário e o gadget. Presente em diversos tipos de aparelhos, todo cuidado é pouco na hora de limpa-los sob pena de danifica-los com arranhões ou mancha-los para sempre. Aprenda como evitar esses problemas.
O que você precisa é de uma lã de algodão ou um pano de microfibra. Com o algodão levemente umedecido, passe sobre a tela em movimentos leves e circulares, sem fazer pressão. Com o pano de microfibra, enxugue a superfície. Use o pano de microfibra também para fazer limpezas rápidas, removendo poeira. Para remover gordura sem deixar manchas, use álcool isopropílico que ao contrário do álcool usado em casa, não deixa a tela amarelada com o tempo. Use-o também para limpar a carcaça do aparelho. Esse tipo de álcool pode ser solicitado em farmácias de manipulação ou até mesmo em redes normais, porém nesse caso é bem difícil de encontrar. Se quiser comprar pela web, clique aqui.
Cuidado com o álcool isopropílico, mantendo-o longe dos olhos e evitando o contato com a pele. Nem preciso dizer para manter longe do alcance das crianças, certo? Após limpar a tela e a carcaça do aparelho, removendo a sujeira e gordura, lave as mãos. Uma dica para usuários de smartphone é usar uma película plástica sobre a tela para evitar arranhões e outros problemas sérios. Se conseguir um revestimento de teflon, melhor ainda, já que ele não retém gorduras e óleos. Lembre-se de nunca guardar deu aparelho no bolso já ocupado com moedas, chaves e outros objetos. Lembra daquelas canetinhas? Pois é, evite-as a todo custo, assim como qualquer objeto pontiagudo ou similar, incluindo sua unha. Uma outra dica popular para limpeza de telas LCD requer coragem. Trata-se do uso da popular fita durex. Dizem que ao cola-la sobre a tela sem criar bolhas e remove-la após um minuto, sairá com ela toda a gordura. Porém eu não recomendo muito essa opção que pode deixar seu touchscreen grudento e atrair mais poeira, além de eu ter minhas dúvidas quanto ao desempenho e eficiência desse esquema. Tem que ter muita coragem ou dinheiro no bolso para comprar um novo smartphone para seguir essa dica. Mas digamos que você esqueceu e pôs seu smartphone dentro do bolso com as chaves ou embaixo de um caderno de arame. E agora?
Dizem que você pode passar creme dental na tela, como fazem com CDs. Também falam do uso de cera automotiva e até aquela borracha escolar retangular verde. Também existem no mercado materiais que prometem remover arranhões com o uso de polimento, bastando passar o produto na ranhura com um pouco de algodão, esfregando levemente por três minutos. Agora para encerrar, mais algumas dicas importantíssimas para a saúde do seu brinquedinho: nunca deixe-o com a tela virada para baixo, nem solto no porta-trecos do carro. Sempre repouse-o em uma superfície plana e segura, longe das beiradas (quando na mesa, por exemplo). Sempre evite deixar que sua tela encha-se de poeira e sempre reserve um espaço separado na sua bolsa para guardar o smartphone.
Bom, espero que essas dicas te ajudem a manter seu aparelho sempre limpo, funcional e seguro. Lembrando que todas as dicas devem ser seguidas por sua conta e risco, não cabendo responsabilidade alguma ao AmigoGeek, seus responsáveis e seus editores. Usou alguma dica ou conhece alguma extra? Comente!