Como “descomprimir” arquivos executáveis
Para quem usa o ResHacker ou similares sabe que as vezes pegamos um executável que não permite que o editemos devido a que o mesmo foi comprimido e assim tem sua leitura incapacitada, impedindo a edição. Eu geralmente uso o Resource Hacker para fins de tradução e agora compartilho com vocês como superar este obstáculo.
Tudo se resume a simplesmente usar o programa UPX-It que irá descomprimir o executável, tornando-o legível pelo ResHacker. Vou ensinar você a usar este programa, mesmo não sendo necessário pelo seu nível de simplicidade.
Na imagem acima, eu simplesmente arrastei o executável para a área onde o caminho dele aparece e pronto. Marque a caixa Unpack e clique em Go!. Aparecerá uma barra de progresso e é isso, trabalho feito.
Haverá, na mesma pasta do executável descomprimido, um arquivo com nomenclatura semelhante, No caso do exemplo acima, foi criado um objeto chamado arquivo.ex~ que nada mais é que uma cópia de segurança. Uma vez editado o arquivo, se você desejar recomprimi-lo, basta clicar em Go sem marcar a caixinha do lado.
Em Tools > Options você pode configurar opções de compressão e outras definições do programa. No geral o programa é pequeno, leve e organizado. Só peca por ficar sempre visível, o que pode chatear às vezes. No geral, espero que ele lhe seja útil.
Era o que você estava procurando? Foi útil para você? Comente!