Campus Party Recife finalmente confirmada
O que muita gente estava esperando (eu incluso) até que enfim aconteceu: o Brasil sediará uma segunda edição da Campus Party no maior polo de informática do país, em Recife! O evento está marcado para o final de julho em dois locais diferentes.
O maior acontecimento tecnológico do mundo vai ter vez na capital pernambucana entre os dias 26 e 30 de julho tanto no Chevrolet Hall quanto no Centro de Convenções (CECON). Sim, num primeiro momento houve a necessidade de dividir o evento em dois locais diferentes (que são vizinhos), mas esta não deve ser a primeira e ultima edição Campus Party por aqui.
Segundo informações do Jornal do Commercio, Marcelo Fernandes, que é diretor da Fishy (representante local da Campus Party), afirmou que em 2013 todo o CECON deve ser reservado para uma nova edição do evento.
Eles já estão com o calendário cheio até o fim do ano. Já negociamos para usar o espaço todo na próxima edição, em 2013, mas para este ano teremos que aproveitar parte do pavilhão e construir uma estrutura externa para abrigar o camping.
A edição paulista – e bem maior – do evento continua existindo, mas com a chegada em Recife, o Brasil torna-se pioneiro como país com mais de uma edição além da Espanha, que foi onde o evento nasceu. A Campus Party Recife deste ano deve ter um terço do tamanho da edição em São Paulo, onde já acontece há cinco anos.
Os chamados campuseiros poderão experimentar e compartilhar variados tipos de conhecimento, entre eles debates a respeito de sustentabilidade, empreendedorismo, inovação e muita inclusão digital. São esperadas cerca de 2.500 pessoas acampadas e outras milhares que ficarão circulando pelos locais do evento nos seus quatro dias de realização. Para fins de comparação, a edição paulista reuniu mais de 7 mil pessoas no pavilhão do Anhembi Parque.
Tudo está sendo feito para que a #cprecife seja o mais profissional possível, sem improvisações. O objetivo é acabar o preconceito que faz com que as pessoas pensem que na Campus Party só existem garotos jogando e baixando filmes. Fernandes pretende “mostrar que se trata de uma grande plataforma de inovação e troca de conteúdo e que várias parcerias nascem dali”.
Espera-se também um fortalecimento nas parcerias com instituições de ensino locais e, com o foco em inclusão digital, cerca de cinco mil alunos de escolas públicas poderão participar de oficinas e workshops. Atividades paralelas ao evento principal também devem acontecer, como o Batismo Digital que ocorrerá nos dias anteriores ao acampamento.
Nesse batismo, pessoas que nunca tiveram contato com computadores poderão fazer isso pela primeira vez. O Porto Digital, maior polo de informática do país, planeja também selecionar projetos para que sejam inseridos na incubadora da ilha onde fica a sede e mostrar ao público o trabalho que vem sendo desenvolvido.
Desde março deste ano acontecem reuniões entre as empresas responsáveis pelo evento (Futura Networks, Vivo, Sebrae e Fishy), o governo de Pernambuco e a prefeitura do Recife. Estes dois últimos colaboraram e fizeram o possível para trazer o evento ao Estado, alcançando o objetivo com sucesso. Agora a cada dia que passa, as coisas sai cada vez mais do papel rumo a tão esperada realização no fim de julho.
O lançamento oficial da Campus Party Recife acontece próximo dia 5 de junho onde devem ser divulgados mais detalhes sobre como ocorrerá o evento e quem sabe valores dos ingressos e onde adquiri-los. Por faltar pouco menos de dois meses, as entradas tem que ser comercializadas o quanto antes. Fiquem ligados e contem os segundos para esta aguardada atração!
via Campus Party Brasil