Alternativas para o Google Reader

Com a morte do Google Reader anunciada, o pânico se instalou nas redes sociais e rendeu muito choro, inconformismo e lágrimas no Twitter. Mas já que o navio está afundando, é chegada a hora de encontrar um novo lar para os seus queridos feeds.


Faça backup antes de tudo

Com data certa para o Reader naufragar, você deve fazer backup antes que o estagiário puxe o cabo de energia dos servidores que hoje alimentam o serviço. Você deve acessar este link e criar o arquivo de exportação através do Google TakeOut. Com ele em mãos, será possível importar suas inscrições num dos serviços listados abaixo e em muitos outros. A propósito, já tem o AmigoGeek listado entre seus feeds?

Alternativas Online

NewsBlur: com uma interface bem parecida com a do Google Reader, é possível assinar seus sites favoritos e ler eles através de qualquer navegador ou do aplicativo para Android e iOS. Se você possui um servidor com suporte a Python, pode instalar a versão opensource do NewsBlur e ter um agregador exclusivo para você ou abrir seu próprio serviço.

NetVibes: oferece uma experiência similar ao Reader quando você alterna para o modo Widgets. Possui diversas funções além das disponíveis no serviço do Google, porém algumas delas podem ser pagas. Para importar a lista de feeds que você assinava no Reader, basta acessar Add Content e depois Importar o arquivo OPML que foi gerado na exportação.

Feedly: dessa vez você não vai encontrar algo com aparência similar a do Reader, mas ainda assim terá uma ótima experiência com a interface estilo jornal que é muito bonita. Ele funciona na forma de uma extensão disponível para Chrome e para Firefox, mas também pode ser usado com aplicativos móveis e permite sincronizar seus feeds entre navegadores. Possui uma excelente integração com redes sociais e recursos de compartilhamento. Por usarem o Google Reader nos bastidores, eles prometeram estar com um sistema backup pronto para que todos tenham uma transição suave quando o Google Reader for enterrado.

1kplus: criado para atender especificamente as necessidades dos que ficaram órfãos com a morte do Reader, a ferramenta traz o que havia de melhor no serviço do Google há dois anos atrás. Ele gera um feed de notícias compartilhado, permite fazer login com o Facebook e Twitter, além de ser totalmente baseado na web.

Outras opções:

  • TheOldReader: com um estilo simples similar ao Google Reader antigo;
  • Feever: instale no seu próprio servidor;
  • GoodNoows;
  • Rolio;

Alternativas Offline

Aqui estão listadas alternativas que podem ser instaladas no seu desktop ou smartphone para leitura dos feeds RSS.

FeedDemon: disponível para Windows e com grande nível de opções de personalização, infelizmente só sincroniza no momento com o Google Reader, o que vai te atrapalhar no futuro caso queira manter tudo igual em diversas máquinas diferentes. Mas esperamos que isso mude até julho quando o serviço da gigante das buscas baterá as botas.

RSS Bandit: uma das melhores opções disponíveis para Windows, permite ler seus feeds RSS e Atom, além de baixar podcasts para sua área de trabalho e tem suporte ao NNTP. Permite ser sincronizado com o Google Reader (enquanto ele existir) e com o feed de notícias do Facebook. É gratuito e opensource.

Outras opções:

  • Thunderbird: para quem além de querer acompanhar as notícias, também ficar de olho nos emails;
  • Postbox: baseado no Thunderbird, é integrado as redes sociais e permite ler emails como também ler feeds RSS;
  • Reeder: usuários do Mac OS podem contar com essa opção;
  • NewsRob: alternativa para Android;
  • Pulse: alternativa para Android;
  • NetNewsWire: uma das melhores alternativas para usuários da Maçã;
  • Pulse: versão para iOS;
  • Google Currents: mostra os feeds dos seus sites favoritos em estilo revista.

Pronto, neste texto você pôde conferir diversas opções para continuar acompanhando seus sites preferidos através dos diversos serviços listados. Se eu esqueci de algum e você quiser sugerir, o campo de comentários estará aberto ou se preferir entre em Contato.

Gostou? Compartilhe!
Em 14/03/2013 às 12:51 por em Dicas
Artigo Anterior

Deixe seu comentário